terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Benefício dado não pode ser tirado

Quando uma empresa dá, ao seu colaborador, um benefício, como um recesso de fim de ano, um plano de saúde ou mesmo algum tipo de auxílio, espera-se, com isso, aumentar a motivação do funcionário e compromisso do mesmo com a empresa.

Não dar alguns desses benefícios pode não trazer sérias consequências. Afinal a maioria dos colaboradores entende que há vários motivos que inviabilizam a implantação de um novo benefício social. É "aceitável", ou mesmo "cômodo", não ter o que nunca tivemos.

Entranto, é desagradável perder o que estávamos acostumados a ter. Ao retirar um benefício que foi dado os colaboradores sentem-se desconfortáveis. Gera a sensação de que a empresa não se preocupa realmente com os planos e desejos dos funcionários.
Sim, planos e desejos!

As pessoas se planejam baseadas nos recursos que elas possuem ou acham que irão possuir. Retirar parte destes recursos, mesmo que não cause um real impacto no seu desejo final, o frusta de maneira difícil de recuperar.
Todo aquele comprometimento conquistado desaparece e a motivação cai considerávelmente.

Por mais que queiramos pensar que não existem empresas que fazem isso, elas existem sim... e são muitas. Empresas onde a gestão de pessoas não é profissional, correm grande risco de cometer este erro.

Mas as vezes, é claro, torna-se insustentável manter determinados benefícios, devido a diversos fatores. Nestes casos, então, deve-se estudar uma forma de realizar a transição da maneira mais tranquila possível.

A comunicação deve ser clara e objetiva. Os colaboradores devem peceber que não foi uma decisão aleatória e que visava simplesmente melhorar a posição financeira da empresa. É possível também trocar um benefício por outro, desde que haja aceitação dos funcionários.

Enfim. Pense e analise bastante antes de oferecer qualquer coisa aos seus funcionários. Uma vez implantado, retirar um benefício social sem que haja perdas no comprometimento e na motivação será muito difícil.
E o mais importante: não ligue para um funcionário no meio de sua folga natalina para avisá-lo que terá de voltar mais cedo. É realmente muito frustrante!

Peace!
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