quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Uma via mal-descoberta (ainda!)


As empresas juniores são organizadas e geridas por estudantes de graduação, com suporte técnico de professores de sua área de atuação. A EJ (sigla para Empresa Júnior) é a melhor forma de aplicação prática do conhecimento teórico obtido dentro da universidade, e pode acontecer em qualquer curso de graduação.


A área de atuação, comumente, é a de consultoria a micro e pequenas empresas. A prestação de serviços a esse público é por dois motivos principais:

1) o valor geralmente mais baixo pela hora de consultoria, que possibilita o acesso a estes pequenos empreendedores; 2) o apoio a estes empresário enquanto função social das EJ´s, no papel de suporte a essa demanda de empresários (geralmente menos capacitados), com fim de dar maior sobrevida e estabilidade a seus negócios.


Esses estudantes, com personalidade e atitudes voltadas para a inovação e o empreendedorismo, e provavelmente insatisfeitos em ter “apenas” ensino acadêmico, aceitam o desafio de gerir uma empresa e pensar como o mercado de fato exigirá deles.


A competitividade do mundo corporativo faz com que a vida profissional se inicie cada vez mais cedo. Durante a vida acadêmica, temos oportunidades em estágios, participação em eventos, cursos extracurriculares e etc. Mas, assim como em todo nicho, seja social ou profissional, há sempre os que vão além do padrão, e buscam por diferenciais que lhe trarão resultados futuros, dessa forma se tornam lideres, assumem responsabilidades e tendem a vencer


Com essa opção, são muitas as capacidades adquiridas, como oratória, a capacidade de trabalhar em grupo, competências gerenciais e interpessoais, habilidade de negociação com clientes internos e externos, além da experiência e networking adquiridos pela vivencia de mercado.


Nós estudantes desenvolvemos uma capacidade mais crítica, essencial para as ações empreendedoras. Provavelmente o caminho da maioria será o empreendedorismo, criando novos negócios, inovação e idéias que proporcionaram o crescimento das grandes economias do mundo, vide Japão, Coréia do Sul, EUA e etc.


Esse é um novo caminho no Brasil, relativamente recente (pouco mais de 20 anos), que certamente será a “nova via” em termos de oportunidades para estudantes, soluções e inovação para o mercado.
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