sexta-feira, 25 de junho de 2010

Riga: transformando crise em oportunidade

Segundo a máxima da administração, as crises devem ser transformadas em oportunidades. Com a crise de 2008, vários países tiveram suas estruturas econômicas fortemente abaladas, principalmente os europeus, devido a unificação econômica proposta pela União Européia. Um desses países é a Letônia, aonde estive no fim do mês de maio.

A capital Riga é um destino procurado por turistas (principalmente italianos e ingleses) devido a beleza das mulheres do país.

Com base nisso, a International Blond Association (Letônia) criou a "Go Blond Parade", celebrado no dia 29 de maio e que deve se tornar o "Dia Internacional da Loira", processo que corre em parceria com a Unesco. A idéia é atrair turistas e movimentar a economia do país, tendo ainda como mote a doação da receita para instituições de caridade e combate ao câncer feminino.

As mulheres, nem sempre loiras, vestem-se de rosa e branco e percorrem um caminho até chegar a praça central, local em que todo o público se concentra e ocorrem shows. Interessante foi notar um dos produtos vendidos durante a parada: dentre camisetas, bonés, pins e pompons rosas, uma latinha contendo o "ar de Riga" (foto abaixo).
O "Ar de Riga" é uma latinha contendo...ar.
No rótulo, além da data de validade, existe a composição:
- 25% de ar da Old Town
- 15% do Centro de Riga
- outros elementos que não me lembro.
O fato é que essas pequenas latinhas esgotaram-se. Prova de que no marketing tudo se vende e tudo se consome, quando bem feito.

Outra boa jogada foi da Air Baltic, companhia aérea dos países bálticos. A empresa desenhou uniformes rosas (foto acima), exclusivos para que suas comissárias usassem no evento.
Resultado: mídia gratuita em todo o mundo.

Latinha contendo o "Ar de Riga"
blog comments powered by Disqus