domingo, 11 de abril de 2010

Dicas para processos seletivos


Recentemente, participei, como avaliador, do processo seletivo da AIESEC em Goiânia e, baseado nas coisas que eu vi e ouvi, resolvi escrever este artigo para dar algumas dicas básicas de como se comportar em um processo de seleção.

A primeira coisa a se fazer é o currículo. Pesquise alguns modelos na internet antes de fazer o seu. Leia sobre o assunto. A rede está tão cheia de informações que determinados erros são absolutamente inaceitáveis. Dentre as gafes mais comuns estão: excesso de informações desnecessárias (como o curso de Ballet clássico feito aos 5 anos e em qual escola você concluiu o jardim de infância), ausência de informações importantes (como o nome ou a formação acadêmica), layout inadequado, dentre outros.

Depois do currículo, vêm as dinâmicas de grupo. Essa é, talvez, a parte mais complicada de qualquer processo seletivo. É o momento em que a empresa vai verificar se você tem ou não o perfil que ela procura e não existe, para isso, uma receita de bolo. Porém, é imprescindível que você estude a organização e que tente alinhar os seus objetivos com os objetivos dela.

Procure se vestir adequadamente. Nada de decotes, saias curtas, camisetas cavadas, bermudas, chinelos, bonés ou semelhantes. Trate a seleção com seriedade. Na hora das dinâmicas, ouça os colegas, argumente e dê sugestões. Lembre-se que, em dinâmicas de grupo, não são os resultados que são avaliados, mas sim como que o grupo chegou a ele. Preste bastante atenção às instruções dos avaliadores, por que elas são, por motivos mais do que óbvios, cruciais para a execução do que foi pedido.

Após esta fase, em geral, acontecem entrevistas. Mais uma vez, estudar a organização e se vestir adequadamente são essenciais. Antes de ir para qualquer entrevista de emprego, tenha na ponta da língua três pontos positivos e três pontos negativos em você. Evite usar clichês como “dinâmico”, “perfeccionista”, “pró-ativo” ou “movido a desafios”. Na hora de falar dos defeitos, seja sincero e diga que ações você está tomando para resolver estes problemas.

Parecem dicas simples, mas é impressionante a quantidade de pessoas formadas ou quase lá que ainda cometem erros graves. Muitas das coisas que foram citadas aqui realmente aconteceram. Portanto, antes de participar de qualquer processo seletivo, estude. Estude a empresa, estude o seu comportamento e estude as fases do processo. Fazer isso já é o primeiro grande passo em direção a contratação.
blog comments powered by Disqus