quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lego: marketing inteligente voltado ao consumidor

Quem passa pela Potsdamer Platz, em Berlin, se depara com uma enorme girafa feita em peças de lego, isso para divulgar a “Legolândia”, que fica próximo ao local. O animal mede 6 metros de altura e foi feito com cerca de 15 mil pecinhas de lego.

Quando cheguei em Liège, cerca de 20 após passar por lá, os jornais daqui publicaram que “mais uma vez, o rabo da girafa fora roubado”, e que “a população de Berlin insatisfeita com a situação, por se tratar da quarta vez que ocorre o fato”.

A notinha divulgava que o valor da tal girafa gira em torno de 3 mil euros, um valor irrisório para uma empresa como essa e nada comparável a uma exposição de anúncios em umdos locais mais visitados de uma das mais importantes capitais do mundo.

É uma grande oportunidade para as empresas; investir nas cidade, associando benefícios ao seu público. No caso da Lego, inusitada peça ornamental fotografada inúmeras vezes diariamente, aliada ao benefício “entretenimento” da Legolândia. Ações como essas aproximam marca e consumidor, o que explica a reação dos cidadãos frente à notícia do “rabo roubado”, que já vê o monumento -presente desde 2007 - como patrimônio da cidade de Berlin.

A marca deve ter um sentido e saber se comunicar com seu consumidor, entendendo-o e fazendo-se entender. O marketing faz sentido assim, voltado em favor ao seu público-alvo.

Uma forma simpática e baixo custo, capaz de atrair atenção de turistas, moradores e jornais do mundo inteiro. O resultado disso, todo mundo imagina.
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