sexta-feira, 16 de abril de 2010

A roupagem premium do seu produto

Uma das maiores associações à Bélgica é o chocolate aqui produzido, o que é muito explorado como atividade para atingir turistas, o assunto do post de hoje.
A qualidade é inquestionável, mas o que realmente chama atenção é a propriedade com que os "chocolatiers" tratam seus produtos e clientes, colocando seus chocolates na categoria "premium".

Um desses casos, e que realmente chama a atenção, é o da chocolateria Stephan Dumond, em Brugges.

Quando passei por lá, foi impossível não reparar na vitrine (foto abaixo), a qual retrata como a pequena empresa coloca seu produto em um outro patamar. O preço? € 48,00 pelo quilo. Cerca de R$125,00.
No marketing, não se cria desejo, enfatiza-os. Exatamente o que essa pequena empresa faz e entendeu muito bem. Mais do que o produto por si  só, ela vende a experiência de exclusividade, de se comer um chocolate artesanal no país de um dos melhores chocolates do mundo, em um ambiente singular.

Em um mercado tão acirrado na Bélgica, uma pequena empresa conseguiu diferenciar-se unicamente pelo seu posicionamento e tratamento aos clientes. Isso explica o fato de ela ser citada em vários sites de turismo na cidade nas sessões "What to do in Brugges".
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