sábado, 3 de abril de 2010

E-commerce, Sexo e uma oportunidade.


Se existir um problema que o pessoal de marketing costuma enfrentar (e tem sérias dificuldades) quando tem que vender algum produto, com certeza apontaria aquele que envolve pudores, intimidades e outros temas de ordem cultural.

Pois bem, este era um conceito que eu já tinha em mente, vindo das aulas de Marketing na faculdade, algumas leituras e até mesmo de experiências na vida.

E como a vida é sempre surpreendente, esse tema se “materializou” ontem à noite, a partir de um comentário que ouvi em um pub, em uma mesa ao lado. Só pra constar, estes foram (ao que me lembro) os ditos “Gostaria de mais diversão sim, mas morro de vergonha de ir a Sex (shop)”.

Fato é, sexo e erotismo sempre foram cercados de tabus e preconceito. E nesse bolo eu incluo tudo que os cercam, desde a prática em si, até negócios (muito rentáveis, que eu diga de passagem) envolvidos com o tema, como o cinema erótico, lojas especializadas, revistas e muitos outros.

Conforme comentei, são negócios bastante interessantes, e em expansão devido à abertura de mente das gerações, no passar do tempo. Todavia, como costumam ser as mudanças de ordem cultural (seja em povos, empresas ou organizações), são processos lentos e geralmente causam grande impacto, quando não rejeição. E é o que ocorre nesse mercado!

Recordando o que disse a vizinha de mesa, acho válido ressaltar a importância que teria um bom e-commerce aliado a esse tipo de negócio. E é por motivo simples, na Internet todos os tabus, receios e preconceitos desaparecem em função do ambiente digital. Não conheço, ainda, um modelo de negócios que seja assim para poder analisar e tirar maiores onclusões, mas listarei os três primeiros prós que me surgiram em alguns minutos de reflexão sobre o tema.

1) O maior valor para esse segmento de mercado: Anonimato

Naturalmente o primeiro diferencial que veio a cabeça, e certamente é o grande atrativo deste "possível novo” modelo de negócios. Afinal, nem todo mundo gosta de ter sua intimidade exposta, tão pouco espalha por aí que fez compras em uma sex-shop. Seja por pudor ou por vergonha, o comum é manter isso em segredo.

2) Um fator de sucesso do E-commerce em si: A capacidade de variedade de produtos

A ausência da loja física (ou a não-limitação a somente esse tipo de canal de vendas) gera a possibilidade do uso do capital, então gasto na manutenção do local, para ampliação e diversificação de estoques e acomodação destes. E para o cliente, nada melhor do que poder encontrar tudo o que se quer no mesmo lugar, com a liberdade de estar em casa, trabalho, aeroporto...!

3) Uma boa sacada! Uma possível micro-segmentação deste mercado

De acordo com Keller e Kotler, está é uma das grandes (senão a grande) apostas de uma empresa com um marketing eficiente: Especialize-se no seu nicho de mercado!
E no site, isso fica muito mais fácil. Bastam novas abas, atalhos ou link, e tudo isso bem encaixado em um layout atraente para poder gerar essa especialização de forma simples, acessível e envolvente.
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