segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O bonde está passando de novo. Vai perder?



No ano em que todo o mundo esperou uma catástrofe econômica, quem se manteve na defensiva perdeu. Em 2008 investir capital em ativos na bolsa de valores foi, em termos de mercado, a melhor alternativa. O Ibovespa, índice de referência da maior bolsa de valores do país acumulou rentabilidade de 143,99%, em dólares, até a última terça-feira, segundo a Economática.
E não foi um movimento (ou guinada) somente da Bolsa brasileira. Foi uma tendência mundial. O destaque, como era esperado, foram os países emergentes, em que mercado acionário teve uma alta surpreendente.

O índice MSCI que reúne mercados acionários da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão se valorizou por volta de 35%; na China, o índice Shanghai Composite registrou o maior ganho dos últimos anos, atingindo valorização de 80%, na Índia, o índice Sensex já acumula 82%, e na bolsa russa, onde o índice RTS valorizou-se acima de 128%.

Nas Bolsas dos países ditos ricos, os ganhos foram mais modestos (mas ainda sim muito atrativos). Em Londres, o FTSE já aufere ganhos anuais próximos dos 22%; na França, o CAC 40 cresceu na mesma faixa, muito próximo dos 23%, o maior ganho anual desde 2005, e nos Estados Unidos, (que diziam mergulhar numa depressão insolúvel) o índice Dow Jones acumula ganho anual superior a 20%, o Nasdaq de 45% e S&P 500 por volta de 24%.

Enquanto isso, os conservadores que ouviram Roubini e seus gráficos de eltras tortas. Primeiro em L’s (queda e estagnação longa) e após as altas, em W’s (alta seguida de profunda queda, e então investiram em Caderneta de Poupança (com seus ganhos medíocres de 6,76%) ou CDI (com seus ganhos de 9,56%) e agora estão “chupando dedo”, embasbacados com os ganhos do capital de risco.

Fica claro que a máxima “Quanto maior o risco, maior o lucro”, apesar de muito básica e clara, ainda é tudo em finanças. E é hora de aproveitar, por quê a Bolsa, conforme se vê no gráfico, sempre cresce.
blog comments powered by Disqus