Em Edimburgo, na Escócia, após andar por algumas horas, procurei desesperadamente alguma loja que vendesse água.
Felizmente encontrei um mercado. A variedade de opções era grande e me chamou atenção uma garrafa com bonito design. Foi a primeira vez que li o rótulo de uma embalagem de água, porque me pareceu diferente. Custava um pouco mais caro que as outras mas comprei sem exitar e saí satisfeito.
Através dessa garrafa de água pude conhecer uma empresa que me deixou extremamente impressionado. Trata-se da One, na verdade uma ONG que utiliza o lucro da venda de seus produtos para prover uma melhor qualidade de vida na África. Das várias coisas que vi e li sobre empreendedorismo social, a One foi além.
Não impressiona somente pela atitude nobre, mas pelo modo como a coisa é feita:
Quando você compra uma garrafa de água One, a receita é utilizada na construção e instalação de "PlayPumps", uma espécie de roda-roda (em parquinhos de diversão) na África. Quando as crianças brincam nessas rodas estão, ao mesmo tempo, bombeando água do solo que é levado diretamente a armazéns de água. Dessa maneira, o problema de água suja na região é combatido aos poucos e toda uma comunidade passa a ter acesso a água limpa e fresca, quem também é usada para irrigar plantações locais.
O impacto não está somente na saúde. Com os reservatórios de água e o sistema de bombeamento-irrigação, as crianças não precisam mais andar por horas para buscar água e carrega-las em barris, utilizando o tempo que isso demandava para frequentar a escola e brincar. Trata-se de um avanço em qualidade de vida e sustentabilidade.
Além desse projeto, a ONG mantém outros 2 produtos:
Vitamin Water: voltado a criação de hortas e plantações;
One Condoms: venda de camisinhas para proporcionar testes gratuitos de HIV na África.
A oganização agora procura por uma quarta idéia-produto e você pode ajudar e ver o produto sendo vendido em todo o Reino Unido. Vale a pena uma visita ao site.
Infelizmente, os produtos ainda só estão disponíveis por lá. Prova de que questões sociais não precisam ser tratadas de modo piegas nem discursos por si só. Uma idéia simples, inovadora e de muita relevância. Fiquei pensando: até quanto a mais, nós consumidores, estamos dispostos a pagar a mais por produtos que tenham uma causa assim por trás?