segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aprenda a voltar e a não sair.

A (re) colocação profissional nunca foi (e nem será) tarefa fácil, principalmente quando não se está preparado para participar de processos seletivos completos, quando compostos de várias etapas complexas e estressantes, que podem perturbar toda estrutura psicológica (e física também, por que não?) do candidato.

Um processo seletivo de qualidade costuma ocorrer em diversas etapas. Dinâmicas de grupo, entrevistas técnicas e comportamentais, testes psicológicos, todas como instrumentos para se conhecer o candidato. Portanto é indispensável se autoconhecer, ter uma postura formal e profissional e, principalmente, jamais passar falsas informações ao mediador (ou entrevistador).

É importante fazer uma reflexão sobre suas competências técnicas, como formação acadêmica, cargos previamente ocupados e especializações, além de conhecer seu perfil profissional (hiperativo, empreendedor, proativo, reativo e etc.). E saber expressar isso!!!!

Tudo por que as principais coisas que se quer de uma entrevista são saber: 1) Por que você é o melhor para a empresa? e 2) Como você será útil à ela?

Vale lembrar que êxito dentro de um processo de seleção não está somente nas etapas acima mencionadas. A diferença em optar por você e outro candidato também será delineada durante seu período de experiência, e, implicitamente, durante toda sua vida dentro de qualquer organização. Nunca se esqueça: a opção por você vai muito além do seu perfil ou formação técnica, ela está diretamente (e muito) ligada aos resultados e metas que você alcança!

blog comments powered by Disqus