Escrevi o último post comentando sobre as percepções, necessidade e resultados de se pensar no consumidor ao se tratar de produtos ou serviços.
Sem dúvida, o resultado de algo feito pensando no seu target é bem superior quando comparado à algo sem o mínimo de exclusividade.
Em estudos sobre comportamento do consumidor, entende-se que o composto do mercado se inicia com a variável "Vontade, Necessidade e Desejo". É ela que conduz ao consumo do produto e reações pós-venda. No marketing, muito se fala em criar "Vontade e Desejo" - embora eu acredite ser um processo de evidenciação de desejos/necessidades latentes e não criação. Esse o motivo pelo sucesso imenso de produtos personalizados e edições limitadas.
A razão pela qual voltei a escrever sobre o assunto aqui foi uma viagem até Milão, conhecida como a "capital da moda". A cidade é repleta de vitrines muito bem elaboradas e uma delas, em especial, me chamou muito a atenção. As vitrines têm um papel fundamental no processo de decisão de compra;
É a vontade de ter, aliado ao desejo de status e a evidência dessa necessidade, para se sentir bem.
A Dirk Bikkembergs, faz muito bem o papel. A marca do estilista belga, direcionada ao público masculino associa sofisticação e esporte. Além da decoração particular de suas lojas, a marca trabalha com estratégias como ter o seu próprio time de futebol, o Bikkembergs F.C Fossombrone, na Itália. O time carrega também referências à moda em seu website.
Não só os produtos, mas toda a comunicação é feita para homens, usando elementos que tomam conta do universo masculino, como mulheres e futebol.
A vitrine abaixo, na cidade de Milão, ilustra bem isso. Não vi uma pessoa que não parou frente à decoração e a reação masculina é sempre entusiasmada. A atitude é simples, a idéia não é genial mas o resultado é grande, bem como o buzz que isso gera, além de acrescentar o fator "personalidade" à marca.
Quadro de mulher nua e TV de plasma com transmissão sobre futebol
Casal observa a vitrine
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
blog comments powered by Disqus