
Interessante perceber a movimentação de uma empresa como a Nike, um símbolo do capitalismo mundial, para mudar sua imagem, ainda abalada pelo escândalo de exploração de crianças e trabalhadores de fábricas em países como China e Taiwan. No website da empresa existe ainda uma seção exclusiva sobre o “ConsideredDesign”, filosofia aplicada na empresa, sob a alegação de que “a Nike está usando inovação e design para ajudar a criar um mundo melhor, minimizando nossos impactos...”.

Um dos meus primeiros posts foi sobre a “One”, levantando o questionamento se consumidores estariam dispostos a pagar mais por determinados produtos, pelo seu caráter social/ecológico.
Na semana passada, o @FabioBasso comentou em seu twitter que o “marketing verde deveria ser repensado”. Como ele mesmo propões, “Não é incomum nos depararmos com empresas que tentam se comunicar de forma “verde”, porém faltam-lhes projetos ambientais concretos para criar visibilidade”.
E no caso da Nike: por mais que atos como o acima ajudem a minimizar os impactos, seria a empresa vista como ecologicamente correta devido ao seu passado? Até que ponto consumidores considerariam unicamente marketing, preocupação efetiva ou hipocrisia?