Com alguns meses fora e talvez mais tempo para observar as coisas que muitas vezes nos passam batidos pela correria do cotidiano, fica fácil perceber o atual ambiente competitivo do mercado. Certa vez li uma pesquisa de 2007 afirmando que “as empresas perdem anualmente 20% de seus clientes”. Acredito que muito disso tenha relação com algo que tratei alqui algumas vezes: entender o consumidor. E aquele que entende seu consumidor se comunica melhor com ele e assim, fortalece sua marca através de clientes fiéis. É esse o motivo pelo qual a Apple se diferencia. Resultado: alto brand equity e tantos fãns espalhados pelo mundo.
Nesse contexto de concorrência acirrada, percebe-se o quanto está ficando acirrada a coisa e o quanto as empresas estão se atacando frente a frente.
Passei a usar o facebook com mais frequência porque todos os amigos estrangeiros aqui o usam. Por volta de outubro de 2009, o facebook exibia uma mensagem para que o usuário convida-se seus amigos do orkut para integrar o Facebook.
A migração dos usuários fez com que o Orkut se renovasse, com o lançamento do “Novo Orkut”, prova de que a concorrência leva à busca do aperfeiçoamento por parte das empresas.Em Budapeste passei por uma loja do Burger King que continha, no topo do mesmo prédio, os dois famosos arcos dourados do McDonald´s, mesmo que alí não houvesse uma loja da concorrente.
Semana passada, no supermercado Delhaize, vi mais uma guerra direta ao concorrente Aldi: abaixo do preço do quejo Emmental, um anúncio “Mesmo preço que no Aldi. Aqui é melhor!”Ri e me impressionei. Procurando notícias sobre isso, encontrei um depoimento do dep. de Marketing do Grupo Delhaize afirmando se tratar de uma campanha para “mudar a imagem de produtos caros que a rede apresenta”.
Lembrei da histórica batalha entre Coca-Cola e Guaraná, principalmente com esse anúncio, de quando eu ainda era bem novo.
E você? Tem algum exemplo de brigas diretas? É a favor desse tipo de concorrência?