Um dos fatores mais importantes de sucesso de uma empresa é o modo como ela gere sua(s) marcas. Ter um posicionamento consolidado é fator chave para se manter em um mercado cada vez mais acirrado (assunto tratado no post anterior) no qual empresas devem se comunicar de forma clara e interativa com o consumidor. Entra aí está a importância da identidade visual de uma marca, independente do segmento.
A importância da identidade visual está em transparecer algo que vai além do que está exposto, bem como ser relacionada a seu produto ou serviço imediatamente após vista. É o caso da Unilever, detentora da marca brasileira Kibon.
Pelos países os quais passei a ‘’Kibon’’ estava sempre presente de forma forte, aproveitando ocasião de verão na europa. A grande sacada é que, em todos esses países foi possível perceber que se tratava da marca da Unilever unicamente por sua identidade visual : a heart-brand. O nome no entanto, era sempre diferente de um país para o outro.
Logos da Kibon pelo mundo
Um outro exemplo interessante é a famosa garrafinha de coca-cola ou mesmo sua latinha vermelha, um exemplo clássico de marca consolidada e reconhecida em qualquer parte do mundo.
O fato é que mesmo marcas consolidades, muitas vezes precisam renovar ou rejuvenescer sua comunicação visual, porém, deve-se ter cuidado com o modo como ela é feita para não confundir consumidores eventuais ou clientes esporádicos. Para mim, um exemplo claro é a nova logo da Pepsi. Sim, mais moderna e talvez mais adequada à velocidade de desenvolvimento do mundo mas ao mesmo tempo uma quebra de relações, ao meu ver, com os antigos clientes devido a uma mudança tão brusca e ousada.
Logo Pepsi antes de atualmente
Um exemplo bacana é a mudança de postura do McDonald´s, através da campanha “Amo muito tudo isso”, que valoriza ainda mais o seu inconfundível ‘’M’’. Em toda a sua vinculação da publicitária o ‘’M’’ passa a aparecer sozinho, acompanhado somente da assinatura “I´m loving it’’ que se difere entre os países de acordo com o idioma.
McDonald´s - Logo antigo e da atual campanha
Deixo uma pergunta...qual sua opinião sobre o novo logo da Pepsi?