sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Boa notícia para o país


O presidente do BC, Henrique Meirelles, liberou o PMDB goiano para a escolha do candidato ao governo do Estado sem sua participação. O que é muito bom para todo o país!

A atuação de Meirelles à frente do Banco Central é algo notável. Como o primeiro Administrador profissional a comandar a principal instituição financeira brasileira, ele implantou medidas há anos adotadas pelas maiores potencias e, quase sempre, rejeitadas dentro do país.

Dentre elas, fim e inversão da dívida do país, passando da condição de devedor para credor do FMI; e a formação de uma gorda (e salvadora) reserva cambial em dólar.

Em junho de 2009 já se anunciava que o Brasil aportaria no Fundo Monetário Internacional 10 bi de dólares, algo que se concretizou agora, no inicio de 2010. Já as reservas cambiais vêm de um processo mais lento, que se iniciou junto ao primeiro mandato de Lula e veio evoluindo até atingir os U$$ 200 bi de caixa, que amenizaram os efeitos do turbilhão financeiro do fim de 2008 e todo 2009, alçando o país a uma posição de destaque na comunidade internacional (algo poucas vezes visto em nossa história - senão nunca).

Por isso a importância da manutenção de Meirelles na direção do BC do Brasil. Sua competência frente às questões macroeconômicas do país trouxe a estabilidade financeira e o respeito mundial minimamente necessários a um país que almeja (e há muito tempo) se tornar um player importante e decisivo no cenário global.
blog comments powered by Disqus