A população de hoje é muito mais consciênte dos problemas sociais e ambientais que assolam o mundo. Consequentemente, esse quadro se reflete no mercado, em consumidores mais conscientes sobre o papel das empresas e sua parcela de responsabilidade diante do cenário.
Assim, deixar de lado o tema ou, ainda, não priorizar as questões sociais/ecológicas em suas atividades e comunicação se torna, em passos largos, fator responsável pelo fracasso financeiro de uma empresa.
Um dos grandes desafios das marcas hoje é se posicionar nesse sentido, com bom senso, de modo criativo e obtendo êxito.
Esse foi o conceito de uma campanha de promoção do "Fiat 500 C" pelas ruas de Milão, cidade que tive a oportunidade de conhecer em janeiro de 2010.
A Via Montenapoleone é principal rota da moda na cidade e referência mundial, sediando lojas como Versage, D&G, YSL...
Foi nessa avenida que a Fiat "estacionou" 20 réplicas do carro conversível, fabricadas em fibra de carbono e escala real. O mais interessante é que dentro de cada um havia uma árvore plantada, que saia através do teto conversível.
Achei uma abordagem interessante por alguns aspectos:
- A localização da ação evidencia os conceitos fashion, moderno e sofisticado, propostas do carro;
- Reforça a busca por um motor menos poluente, promovida pela Fiat (já aplicada ao Fiat 500C através do sistema Start&Stop) ;
- Alia dois universos opostos: carro e natureza, em um novo estilo de vida, o qual a empresa está disposta a se adaptar.
Muita gente achou agressivo, por se tratar de uma montadora de veículos, indústria responsável por vários dos problemas ambientais que o mundo enfrenta hoje.
Qual sua opinião sobre?
terça-feira, 11 de maio de 2010
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