terça-feira, 11 de maio de 2010

Ação ecológica do Fiat 500C em Milão

A população de hoje é muito mais consciênte dos problemas sociais e ambientais que assolam o mundo. Consequentemente, esse quadro se reflete no mercado, em consumidores mais conscientes sobre o papel das empresas e sua parcela de responsabilidade diante do cenário.


Assim, deixar de lado o tema ou, ainda, não priorizar as questões sociais/ecológicas em suas atividades e comunicação se torna, em passos largos, fator responsável pelo fracasso financeiro de uma empresa.

Um dos grandes desafios das marcas hoje é se posicionar nesse sentido, com bom senso, de modo criativo e obtendo êxito.

Esse foi o conceito de uma campanha de promoção do "Fiat 500 C" pelas ruas de Milão, cidade que tive a oportunidade de conhecer em janeiro de 2010.

A Via Montenapoleone é principal rota da moda na cidade e referência mundial, sediando lojas como  Versage, D&G, YSL...
Foi nessa avenida que a Fiat "estacionou" 20 réplicas do carro conversível, fabricadas em fibra de carbono e escala real. O mais interessante é que dentro de cada um havia uma árvore plantada, que saia através do teto conversível.

Achei uma abordagem interessante por alguns aspectos:
- A localização da ação evidencia os conceitos fashion, moderno e sofisticado, propostas do carro;
- Reforça a busca por um motor menos poluente, promovida pela Fiat (já aplicada ao Fiat 500C através do sistema Start&Stop) ;
- Alia dois universos opostos: carro e natureza, em um novo estilo de vida, o qual a empresa está disposta a se adaptar.



Muita gente achou agressivo, por se tratar de uma montadora de veículos, indústria responsável por vários dos problemas ambientais que o mundo enfrenta hoje.
Qual sua opinião sobre?
blog comments powered by Disqus