sábado, 1 de maio de 2010

Marketing social: Ajudando o mundo com o seu screensaver

A dica é do Michel Valtuille e vale muito a pena ser divulgada.

Muito discutimos aqui a respeito de ações de empresas voltadas ao bem estar comunitário. E se você pudesse contribuir com o mundo apenas mudando o seu screensaver?  

A IBM, aliando o seu core business, - tecnologia - desenvolveu uma plataforma muito útil ao mundo. Trata-se do "World Community Grid".

A proposta é criar o maior supercomputador público do mundo, com o objetivo de realização de pesquisas científicas que beneficiam a humanidade.

O funcionamento é simples: enquanto você está com o computador ligado, você pode contribuir para pesquisas e estudos de doenças, como a cura do câncer ou mesmo da AIDS. Isso apenas a partir da instalação de um programa que funciona sempre que o seu computador estiver com capacidade de uso ociosa (como screensaver), processando dados que serão usados nessas pesquisas, acelerando o rítimo das mesmas. 

A IBM utilizou ainda o conceito de rede social no World Community Grid através do qual os usuários podem participar de grupos. ainda se unir a times que são criados por organizações, empresas ou por usuários individuais, dando um caráter de competição à plataforma (eu já entrei no grupo da AIESEC no Brasil).

Dentre os projetos ativos estão:
- FightAIDS@Home: Neste projeto, cada computador proocessa uma potencial molécula e testa como ela se comporta em relação à moléculas do vírus HIV.

- Help Defeat Cancer: Este projeto foi lançado em 20 de julho de 2006. Ele busca melhorar o tratamento de tumores.

- AfricanClimate@Home: É um projeto que tem como objetivo desenvolver modelos climáticos mais precisos de regiões da África, em especial suas áreas desérticas.

No Brasil o projeto funciona pelo site www.ajudeomundo.com.br
Marketing social de verdade, com impactos reais. Participe também do projeto.
blog comments powered by Disqus