Em teorias do "Comportamento do Consumidor" e psicologia apresenta-se como verdade que o medo é responsável, sim, por mudanças de comportamento, porém, momentâneas. Isso significa que, a partir do momento em que não há fiscalização de hábitos, tudo volta a fase inicial.
Um link fácil para isso é observar as campanhas de "conscientização" para a mudança de atitudes no trânsito brasileiro. As campanhas de "use o cinto", "use capacete" ou "lei seca" foram todas impulsionadas pelo medo em pagar multas, unicamente. A indústria da multa arrecada, as pessoas mudam seus hábitos, o governo aumenta sua receita e, aparentemente, todo mundo sai ganhando.
Sobre o mesmo assunto, uma medida agradável e inteligente foi adotada pela Polícia de Fribourg, Suíça, com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito devido a alta velocidade nas estradas. A campanha não só deu resultados como repercutiu em vários jornais europeus.
Batizada de "Slow Down, Take it Easy" (Diminua, vá com calma), a campanha foi responsável por colocar atores vestidos de anjos nas estradas suíças. A idéia é despertar a consciência, através da voz do seu anjo da guarda, que pedem prudência a quem circula por lá. Quando vê um motorista em alta velocidade, o anjo balança as asas e gesticula como pedido de redução de velocidade.
Antes da ação, que durará 6 meses, a campanha contou com um anúncio de tv (abaixo) que repercutiu de forma muito positiva.
Melhor do que repreender é educar. Além disso, nada melhor que dar um sorriso, ainda que tímido, em um dia de estresse.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
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